Sítio do Picapau Amarelo

Sítio do Picapau Amarelo

Personagens

Os personagens do Sítio do Picapau Amarelo são famosos por todo o país, graças ao legado deixado por seu criador Monteiro Lobato, principal referência da literatura infanto juvenil no país.

Todos esses personagens fazem parte da infância de milhões de brasileiros, de diferentes gerações, todos unidos pelas aventuras promovidas no sítio de Dona Benta. Confira abaixo uma breve descrição dos principais integrantes do Sítio do Picapau Amarelo:

Emília

Criada pela Tia Nastácia, Emília é uma boneca de pano feita para Narizinho e que adquire vida após tomar uma pílula falante, enquanto estava no Reino das Águas Claras. Conhecida por falar o que pensa, sem papas na língua, Emília parece uma criança normal e, geralmente, acaba cometendo certos comportamentos infantis: birra, teimosia e um certo egoísmo em suas atitudes.

Adora inventar coisas novas, trocar o nome das pessoas e objetos e ao tomar uma bronca, finge que não é com ela, justamente por se ver livre de obrigações impostas às crianças humanas.

Pedrinho

Pedrinho é um menino corajoso, neto de Dona Benta e que vive com a sua mãe na cidade. Ele passa as suas férias escolares no Sítio e sempre coloca uma aventura como uma de suas prioridades.

Junto de sua prima Narizinho, Emília e Visconde de Sabugosa, promovem várias travessuras, deixando a imaginação tomar conta o máximo que puder. Seu principal brinquedo é o bodoque, um clássico objeto composto por um arco e um elástico, que serve para atirar pedras.

Narizinho

Narizinho é uma menina carinhosa e muito aventureira, neta de Dona Benta, prima de Pedrinho e melhor amiga de Emília, sua boneca falante que ganhou de presente. Tem esse apelido por conta de seu nariz arrebitado, mas o seu verdadeiro nome é Lúcia.

Ela adora comer jabuticabas no pé e inventar reinações, além de fazer bolinhos de polvilhos com Tia Anastácia.

Visconde de Sabugosa

Dono de uma sabedoria incrível, adquirida nos tempos em que ficava na estante da Dona Benta, o Visconde de Sabugosa sempre está presente nas aventuras de Pedrinho, Narizinho e Emília, principalmente por suas invenções.

Feito do sabugo do milho, Visconde não esconde que tem um certo temor de Emília, que já disse outras vezes que poderia depená-lo, caso ele não cumprisse suas ordens. Com personalidade típica de um sábio, Visconde também pode parecer um pouco atrapalhado em alguns momentos.

Dona Benta

Dona Benta é a proprietária do Sítio. Uma avó muito sábia, doce e que adora contar histórias para os seus netos, Narizinho e Pedrinho, quando estes passam as férias escolares na sua casa.

Gosta muito de falar sobre as histórias do Brasil e do mundo para seus netos, fazendo com que eles respeitem e se inspirem muito na avó. Dona Benta é viúva de um senhor de engenho e mora com Tia Nastácia e Tio Barnabé em sua propriedade.

Tia Nastacia

Mulher de extrema bondade, Tia Nastácia contava para Pedrinho e Narizinho as várias histórias do folclore brasileiro. Dona de uma sabedoria popular, Tia Nastácia também é uma cozinheira de mão cheia, dando um sabor único ao Sítio.

Exaltada por seus bolinhos deliciosos, dizem que "quem comia uma vez os seus bolinhos de polvilho não podia nem sequer sentir o cheiro de bolos feitos por outras cozinheiras".

Cuca

A bruxa temida por todos, Cuca vive em uma caverna no meio da floresta e tem aparência de jacaré, o que a deixa mais macabra ainda!

Possui habilidades com feitiços e outros tipos de magia, usados muitas vezes contra a turma do Sítio. Não tem paciência com crianças e já deixou Narizinho petrificada em um de seus ataques.

Saci

O Saci é uma figura muito conhecida do folclore brasileiro e que também adora aprontar algumas travessuras no Sítio: brincar com os animais, assustar viajantes com seu assovio, atrapalhar o trabalho das cozinheiras, trocando os recipientes de sal e açúcar e muito mais!

Caracteriza-se por ter uma perna só e usar um gorro vermelho, além de ter poderes e habilidades impressionantes, como gerar um redemoinho.

Tio Barnabé

Homem da roça, simples e que trabalha nas propriedades de Dona Benta, o Tio Barnabé é um grande especialista em pegar Saci, inclusive tendo ensinado essa técnica para Pedrinho.

Tem barba branca, é um ótimo conselheiro e sabe tudo sobre a floresta e o folclore brasileiro.

Conselheiro

Apesar de ser um burro, Conselheiro possui a habilidade de falar muito bem, o que acaba conquistando os outros personagens do Sítio, principalmente Narizinho, que o salva de uma condenação quando este vivia no País das Fábulas.

Marquês de Rabicó

O Marquês de Rabicó é um porco bastante guloso, que ama uma jabuticaba e morre de medo da Tia Nastácia, que sempre tentou colocá-lo na panela, mas nunca conseguiu por conta da proteção de Narizinho.

Também é marido de Emília, que aceitou casar com ele por interesse de se tornar marquesa, após Narizinho enganá-la dizendo que Rabicó tinha esse título.

Quindim

O Quindim é um personagem muito querido pela turma do Sítio e também aquele que detém mais funções na propriedade de Dona Benta.

É o guarda da casa, vigia noturno, protetor da cerca e responsável por livrar o pessoal dos perigos que os cercam. É uma figura leal e companheira.

Príncipe Escamado

Peixe e Rei do Reinos das Águas Claras, o Príncipe Escamado é um personagem que certo dia encontra Narizinho e a leva para conhecer seu reino.

Anda de carruagem, sendo puxado por seus cavalos marinhos. Fica noivo de Narizinho e leva toda a turma do Sítio para conhecer as maravilhas que o fundo do mar possui.

Doutor Caramujo

Habitante do Reino das Águas Claras, o Doutor Caramujo tem uma vocação muito grande para curar seres e criar pílulas, tanto que numa dessas, ele acaba conseguindo fazer com que a boneca Emília começasse a falar, a partir da sua pílula de fala.

Major Agarra e Não Larga Mais

Guarda Real do Reino das Águas Claras, o Major Agarra tem apenas dois objetivos: proteger e servir ao Príncipe Escamado.

Ele tem um grande problema de ser dorminhoco, o que às vezes deixa o Príncipe bem bravo com a sua postura.